A líder em transporte marítimo, Maersk, está se preparando para um passo inovador em sua frota. A empresa planeja realizar um retrofit em uma de suas embarcações, convertendo-a para operar com metanol verde, marcando assim, um momento crucial para a indústria naval. Isso estabelece a Maersk como a primeira do setor a realizar tal conversão tecnológica.
Esse projeto pioneiro está programado para ocorrer em meados de 2024, com o primeiro retrofit de motores desse tipo. Posteriormente, a Maersk tem planos de replicar essa operação em outras embarcações durante a inspeção programada para 2027.
Alinhada com a meta de atingir emissões líquidas zero até 2040, a Maersk também estabeleceu metas intermediárias para 2030. Estas estão alinhadas com o Acordo de Paris e a metodologia da iniciativa Science Based Targets (SBTi). Parte dessas metas inclui uma redução de 50% nas emissões por contêiner transportado em comparação aos níveis de 2020. A empresa também almeja que 25% do volume de contêineres sejam transportados usando combustíveis verdes até 2030.
A conversão de um motor para funcionar com metanol é uma tarefa complexa, envolvendo a substituição de diversas partes. No entanto, isso é apenas parte do retrofit abrangente a ser realizado. A atualização também inclui a instalação de novos tanques de combustível, uma sala de preparação de combustível e um sistema de abastecimento de combustível adequados para o uso de metanol verde.
Essa movimentação da Maersk reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a transição energética, ao investir em tecnologias inovadoras que ajudam a reduzir emissões e a utilizar fontes de energia mais limpas na indústria naval. A adaptação do navio para funcionar com metanol verde é um passo significativo em direção a um transporte marítimo mais sustentável, alinhado com as metas ambientais globais.