Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Bagagens serão fotografadas em aeroportos como medida de segurança

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O governo federal anunciou uma série de medidas com o objetivo de aumentar a segurança nos aeroportos do país. Uma das novidades é a implantação de um sistema de fotografias das bagagens dos passageiros com destino ao exterior.

Durante uma entrevista ao programa A Voz do Brasil, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, explicou que as câmeras instaladas nos aeroportos serão responsáveis por fotografar cada uma das malas antes do embarque. Os passageiros receberão uma mensagem no WhatsApp contendo a imagem da sua bagagem, o que poderá ser usado como comprovação no futuro.

“A ideia é que as câmeras capturem imagens de todas as bagagens dos passageiros antes de embarcarem. Assim, enquanto estiverem a bordo, eles receberão uma foto de sua mala através do WhatsApp, o que poderá servir como comprovação do conteúdo da bagagem”, explicou o ministro.

Publicidade

Além dessa medida, o plano de segurança contempla a instalação de raio-x e scanners corporais, câmeras na área de check-in, uso de detectores de líquidos e explosivos, além de restrições ao uso de celulares pelos funcionários em determinadas áreas dos terminais.

Márcio França ressaltou a importância da restrição do uso de celulares, pois parte do crime organizado costuma chantagear funcionários que trabalham em áreas internas dos aeroportos. Com a proibição do uso de celulares, essa forma de contato será dificultada.

Inicialmente, as medidas serão implementadas no Aeroporto de Guarulhos, o maior do país. Está previsto um investimento de R$ 40 milhões para essa etapa. Posteriormente, as ações serão expandidas para outros aeroportos com voos internacionais e, em seguida, para todos os terminais do país.

Com essas medidas, o governo busca fortalecer a segurança nos aeroportos brasileiros, garantindo a tranquilidade dos passageiros e o combate a possíveis ameaças.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado