Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Crescimento explosivo do Pix: transações bancárias digitais dobram em 2022, segundo Febraban

Em 2022, o número de transações Pix atingiu a marca impressionante de 11,7 bilhões, um aumento de 105% em comparação com o ano anterior, revela a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023. Esta revolução digital está reformulando o panorama financeiro do Brasil, com TED e DOC experimentando uma queda de 29% no mesmo período.

O Pix, uma ferramenta de transferência instantânea, ganhou um impulso considerável em sua adoção. O número de usuários – sejam eles pessoas físicas ou jurídicas – que realizaram pelo menos 30 transações instantâneas via Pix por mês aumentou para 46 milhões, um aumento de 131% em comparação com 2021. Além disso, o número de usuários que recebeu mais de 30 Pix por mês também aumentou, atingindo 33 milhões, um aumento de 106% em relação a 2021.

“Desde o início do funcionamento do Pix, os volumes expressivos de transações e a adesão dos clientes à ferramenta comprovam a eficiência e aceitação deste meio de pagamento”, disse Rodrigo Mulinari, diretor do Comitê de Inovação e Tecnologia da Febraban. Ele também prevê que as transações aumentarão ainda mais com a expansão de novas modalidades na agenda regulatória.

O levantamento da Febraban também destacou que em 2022 os brasileiros fizeram um total de 163,3 bilhões de transações bancárias por meio de vários canais disponíveis, representando um aumento de 30% em relação a 2021 – a maior taxa de crescimento já registrada.

A preferência dos usuários se inclinou fortemente para o celular, que foi responsável por 66% das transações, seguido por pontos de venda (15%), computador (11%) e outros canais. Em comparação, em 2021, os números foram: celular (55%), pontos de venda (18%) e computador (14%).

Outra tendência notável foi o número de contas-correntes abertas em 2022, que somou 46,2 milhões. Destas, 63% foram criadas por canais digitais (mobile banking e internet banking), marcando o segundo ano consecutivo em que as aberturas de contas digitais superaram as físicas.

Essas estatísticas reforçam que “a cada ano temos mais adesões de brasileiros pelos canais digitais, demonstrando a inovação, segurança, acessibilidade e confiabilidade destes meios nas transações bancárias do dia a dia”, comentou Isaac Sidney, presidente da Febraban.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas