Entre os dias 13 e 23 de julho, Bogotá, capital colombiana, sediará a Agroexpo, uma das principais feiras de agropecuária familiar da América Latina. Nove empresas brasileiras estarão presentes no evento, com o apoio do Programa Brazil Machinery Solutions (BMS), fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ). A participação brasileira reforça os laços da indústria de maquinários agrícolas do Brasil com a Colômbia e outros países latinos.
O Agro brasileiro tem experimentado um desenvolvimento expressivo nos últimos anos, impulsionado pelo investimento constante em tecnologia, máquinas, equipamentos e pesquisas para tratamento do solo, colheita, armazenagem e estudos de genética. Esse avanço tecnológico tornou o Brasil uma referência mundial e fortaleceu sua competitividade diante de grandes players, como a China e os Estados Unidos, de acordo com Paulo Guerra, Gerente de Relações Institucionais e Promoção Comercial da ABIMAQ.
De acordo com dados do BMS, em 2022 o Brasil exportou o equivalente a USD 1 bilhão em máquinas e equipamentos agrícolas para a América Latina, com destaque para o Paraguai e a Argentina, que juntos importaram mais de USD 570 milhões. A Colômbia, país sede da Agroexpo, ocupa o 7º lugar no ranking dos principais destinos das exportações brasileiras do setor, com um total de USD 62 milhões no último ano. Esses números evidenciam o potencial de negócios que aguarda os participantes da feira.
Nove empresas brasileiras estarão expondo suas soluções inovadoras durante a Agroexpo. A Cimisa Máquinas Pozzer Ltda., Famac Indústria de Máquinas Ltda., Grazmec Indústria e Comércio Ltda., Industrial Pagé Ltda., Indutar Tecno Metal Ltda., Mfw Máquinas Ltda., Prensso Máquinas Ltda., Refribrasil Indústria e Comércio Ltda. e Syl Indústria de Máqs. Com. Import. e Export. Ltda. apresentarão equipamentos de colheita de grãos, niveladoras para o solo, bombas submersíveis, máquinas para tratamento de sementes, tratores mais econômicos, colheitadeiras de forragem, secadores de arroz, pulverizadores com recursos de GPS para agricultura de precisão, sistema de medição automática e removedor para equipamentos de ordenha canalizados, tanque de resfriamento tipo silo, entre outros implementos multifuncionais para redução de custos, aumento de produtividade e preservação do meio ambiente.
Além da exposição de produtos e realização de negócios, a participação das empresas do BMS na Agroexpo oferece uma oportunidade estratégica de conhecer profundamente o mercado não apenas da Colômbia, mas também dos países vizinhos. Os executivos terão a chance de entender as necessidades atuais desses mercados, buscar parceiros comerciais e distribuidores locais, ampliando as perspectivas de negócios na região.
A expectativa é que a feira receba mais de 100.000 participantes, proporcionando uma plataforma ideal para a promoção de produtos e serviços relacionados à agricultura familiar, permitindo que os produtores explorem as últimas tendências do setor. A Agroexpo em Bogotá representa uma oportunidade única para fortalecer laços comerciais e impulsionar o desenvolvimento da indústria agrícola brasileira na América Latina.