A Azul Cargo Express, unidade de logística da Azul Linhas Aéreas, está ampliando suas operações em Vitória (ES) para atender à crescente demanda no setor de transporte de cargas. Em parceria com a Zurich Airport Brasil, concessionária responsável pelo aeroporto da capital capixaba, a empresa destinará parte do antigo saguão, desativado em 2018, para a expansão do terminal de cargas (TECA) liderado pela Azul. A área será aumentada em 64%, totalizando 2.465 m² voltados para armazenamento e manipulação de carga. Com essa expansão, a Azul Cargo Express estará melhor posicionada para atender ao crescimento do setor, impulsionado principalmente pelo aumento do comércio eletrônico.
Com acesso exclusivo ao “lado ar” do aeroporto, incluindo áreas fechadas de pátio e pista, a Azul Cargo Express ganhará agilidade no processo de transporte de mercadorias. A expectativa é que a operação comece até o final do ano. Atualmente, a empresa transporta mensalmente uma média de 393 mil pacotes, o equivalente a 1,2 mil toneladas. Com a expansão, a expectativa é que a demanda média cresça para 432 mil pacotes, totalizando 1,3 mil toneladas, representando um crescimento de 10%.
O setor de e-commerce tem sido um dos principais impulsionadores desse crescimento, especialmente durante a pandemia. A Azul Cargo Express tem sido uma parceira estratégica para diversas empresas, transportando uma variedade de produtos, como calçados, vinhos, eletrônicos em geral, peças automotivas e produtos farmacêuticos. Além disso, a empresa também oferece serviços de transporte para mercadorias perecíveis e animais vivos, garantindo a segurança e integridade desses itens durante o trajeto.
“A demanda por transporte de carga tem apresentado um crescimento constante, especialmente no setor de e-commerce, que aumentou substancialmente durante a pandemia e permaneceu forte depois. O mercado capixaba soube aproveitar o momento de inovação e tecnologia para fortalecer empresas locais, que cresceram e precisam de mais infraestrutura para atender clientes de todo país. A Azul Cargo junto ao aeroporto de Vitória assume uma posição de parceira desse momento de desenvolvimento na região”, afirmou Izabel Reis, diretora da Azul Cargo Express.
Com essa expansão, a Azul Cargo Express reforça sua posição como uma das principais empresas de transporte de carga do país. Com mais de 300 lojas no Brasil e exterior, a rede Azul Cargo Express oferece o serviço “porta a porta” para mais de 4.800 municípios brasileiros, além de todo o território dos EUA e Portugal. Os serviços oferecidos compreendem encomendas críticas, distribuição B2C para e-commerce, encomendas com tarifas econômicas e carga paletizada no mercado global. A companhia aérea transporta mensalmente uma média de 393 mil pacotes, equivalente a 1,2 mil toneladas. Com a expansão, a expectativa é que a demanda média cresça para 432 mil pacotes, totalizando 1,3 mil toneladas, representando um crescimento de 10%.
“O antigo terminal de Vitória tem vocação natural para logística, e nossos estudos de real estate sempre apontaram este caminho. O contrato firmado com a Azul confirma essa tendência e reforça nosso compromisso com o desenvolvimento de Vitória”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.
De acordo com a executiva da companhia aérea, recentemente a Azul Cargo ampliou sua frota, investindo no cargueiro Classe F, uma aeronave E195 transformada em cargueiro, que proporciona eficiência e flexibilidade na utilização da frota de acordo com as necessidades do mercado. Desde fevereiro de 2022, as cinco aeronaves Classe F certificadas para transportar cargas na cabine já contam com mais de 9 mil horas de voo e 21.500 toneladas transportadas. Além disso, a Azul Cargo diversificou a oferta de serviços, com opções que atendem a diferentes perfis de clientes.
Com 90% de cobertura nacional, a companhia já lidera nas entregas de carga. A Azul Cargo Express, unidade de logística da Azul Linhas Aéreas, tem o seu modelo de negócios em encomendas expressas e remessas de cargas, aproveitando a capacidade da malha aérea da Azul. Hoje, conta com mais de 300 lojas no Brasil e exterior, oferecendo o serviço “porta a porta” para mais de 4.800 municípios brasileiros, além de todo o território dos EUA e Portugal.
Os serviços oferecidos compreendem encomendas críticas, distribuição B2C para e-commerce, encomendas com tarifas econômicas e carga paletizada no mercado global.