O mercado cervejeiro no Brasil continua em ascensão, apresentando um crescimento expressivo de quase 12% no ano passado, segundo dados divulgados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. Atualmente, o país conta com mais de 1.700 estabelecimentos dedicados à produção de cerveja. O anuário da cerveja revela ainda que o estado de São Paulo lidera o ranking com o maior número de cervejarias registradas, totalizando 387 estabelecimentos, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 310, e Minas Gerais, com 222. O Brasil se destaca como o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos.
Para este ano, estima-se que o volume de vendas no mercado interno alcance a marca de 16 bilhões de litros, um aumento de 4,5% em relação a 2022, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja. O presidente da entidade destaca que a padronização de regras no setor tem contribuído para o crescimento e os bons resultados alcançados.
Além dos números impressionantes, a expansão do setor cervejeiro no país traz consigo benefícios econômicos e sociais. O mercado cada vez mais profissionalizado gera empregos e renda nas regiões onde as cervejarias estão instaladas. Ao todo, a cadeia produtiva da cerveja é responsável por dois milhões de vagas de emprego diretas e indiretas em todo o Brasil.