Publicidade

Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste é aprovado por unanimidade em reunião da Sudene

img_0017
img_0017

O Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) 2024-2027 foi aprovado por unanimidade durante a 31ª reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, realizada nesta segunda-feira (10). O encontro contou com a presença de ministros, governadores, parlamentares, prefeitos e outras lideranças políticas do Nordeste, logo após a cerimônia de posse do superintendente Danilo Cabral. O PRDNE será encaminhado aos Ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), do Planejamento, Casa Civil, além de ser submetido ao Congresso Nacional pelo presidente da República, em conjunto com o Plano Plurianual (PPA) Federal.

Danilo Cabral, superintendente da Sudene, explicou que o PRDNE é composto por 19 programas, 112 projetos estruturantes, 90 ações estratégicas e conta com a participação de 23 ministérios parceiros. A carteira de projetos do plano inclui ações prioritárias propostas por cada estado da área de abrangência da Sudene, como a ampliação e universalização do acesso à água, reestruturação de portos, desenvolvimento do Hub do Hidrogênio Verde, construção de distritos industriais para atração de empresas, expansão da geração e distribuição de energia solar, duplicação de rodovias, entre outras.

Durante a reunião, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, ressaltou que o PRDNE não é apenas um plano de prateleira, destacando o cuidadoso debate e a sintonia com o PPA. O governador da Paraíba, João Azevedo, enfatizou a necessidade de fortalecer a Sudene para que ela exerça seu papel de condutora no processo de implementação do Plano de Desenvolvimento da Região. Ele expressou sua satisfação em ter à frente da Sudene alguém disposto ao diálogo com os estados.

A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, mencionou que projetos como o cinturão de barragens, a transposição do São Francisco, a Transnordestina, políticas de sustentabilidade, economia criativa e estímulos aos arranjos econômicos locais estão dentro do escopo da Sudene. Ela reiterou o compromisso do Governo de Pernambuco em colaborar com o governo federal e a Sudene na busca das melhores soluções para impulsionar o bem-estar social e o dinamismo econômico na região.

A versão atualizada do PRDNE inclui um novo eixo, totalizando sete: Inovação, Capacidades Governativas, Meio Ambiente, Infraestrutura Econômica e Urbana, Educação, Desenvolvimento Produtivo e Desenvolvimento Social. Danilo Cabral ressaltou a importância de fortalecer as cidades intermediárias, descentralizando o desenvolvimento e gerando novas oportunidades de negócios e expansão das políticas públicas a partir de municípios polos.

Além da aprovação do PRDNE, o Conselho Deliberativo também revisou as diretrizes e prioridades do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para o exercício de 2023, incluindo a fabricação de produtos alimentícios como atividade setorial prioritária no Piauí. O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, pediu vista sobre a proposta de estabelecer um percentual de repasse de recursos do FNE para o Programa Nacional do Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO), a fim de analisar melhor o tema.

Ao encerrar o encontro, o superintendente Danilo Cabral ressaltou a importância da união de forças demonstrada na cerimônia de posse e na reunião do Conselho Deliberativo, indicando o caminho a ser percorrido. Com a liderança do ministro Waldez Góes e a determinação do presidente Lula, o Nordeste será reconectado ao Brasil, reposicionando a Sudene.

Presenças

Estiveram presentes na reunião: Waldez Góes, ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional; Priscila Krause (vice-governadora de PE); Danilo Cabral (superintendente da Sudene); Fátima Bezerra (governadora do RN); Elmano de Freitas (governador do CE); João Azevedo (governador da PB); Themístocles Filho (vice-governador do PI); Ronaldo Lessa (vice-governador de AL); Paulo Câmara (presidente do BNB); André Sampaio (representante da Confederação Nacional de Municípios); José Álvares Vieira (representante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA); Raimundo Lopes Júnior (representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria – CNTI); Júlio Pinheiro (representante da Associação Brasileira de Municípios – ABM); Luiz Fernando Bittencourt (representante da Confederação Nacional do Comércio CNC); Jucelino Dantas Batista (representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – Contag).

Negrito: pontos importantes otimizados para SEO