A Netflix (NASDAQ:NFLX) surpreendeu Wall Street nesta quarta-feira (19/07) com uma receita do segundo trimestre abaixo das estimativas, resultando em uma queda de mais de 5% nas ações no pós-mercado. Apesar disso, a gigante do streaming superou significativamente as projeções de lucros, atraindo 5,9 milhões de novos assinantes no último trimestre. Este aumento é atribuído à implementação de restrições ao compartilhamento de senhas e à introdução de uma opção de assinatura com anúncios.
Contudo, tanto a receita da Netflix para o período de abril a junho quanto a projeção para o terceiro trimestre ficaram ligeiramente abaixo das expectativas dos analistas. Apesar dessas adversidades, a empresa mantém o otimismo, esperando que o crescimento da receita acelere na segunda metade do ano.
“Embora tenhamos progredido constantemente este ano, temos mais trabalho a fazer para reacelerar nosso crescimento”, disse a empresa em sua carta trimestral aos acionistas.
No encerramento do pós-mercado, as ações da pioneira do streaming de vídeo caíram para 463,61 dólares por ação.
A Netflix reportou um lucro por ação diluído de 3,29 dólares para o segundo trimestre, superando a previsão consensual de 2,86 dólares dos analistas consultados pela Refinitiv. Ainda assim, o baixo valor da receita e uma projeção para o terceiro trimestre aquém das expectativas ofuscaram esses ganhos.
Com a divulgação dos resultados, as ações da Netflix caíram ainda mais, chegando a 451 dólares por ação.
Em resposta à crescente competição no mercado de streaming e à saturação iminente do mercado nos EUA, a Netflix tem explorado novas formas de monetização. Isso incluiu a introdução de um serviço mais barato com anúncios em novembro e restrições ao compartilhamento de senhas a partir de maio.
No final de junho, a Netflix contabilizava um total de 238,4 milhões de assinantes em todo o mundo.
A receita trimestral aumentou 2,7% em relação ao ano anterior, atingindo 8,2 bilhões de dólares, porém abaixo das previsões de 8,3 bilhões. A Netflix estima que a receita do terceiro trimestre atingirá 8,5 bilhões de dólares, abaixo da projeção de Wall Street de 8,7 bilhões.