Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Mercado Verde: Lítio ganha atenção na transição energética

Considerado um elemento-chave na transição energética, o lítio tem despertado o interesse de empresas privadas, instituições de pesquisa e governos devido à crescente demanda por veículos elétricos em todo o mundo, que se espera que continue aumentando neste século.

A professora e pesquisadora Carina Ulsen, coordenadora de uma pesquisa sobre as formas de ocorrência do lítio em pegmatito no Centro Multiusuário do Laboratório de Caracterização Tecnológica (LCT) da Escola Politécnica da USP, enfatiza que a demanda por lítio (Li2O) está em alta devido à necessidade de reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) e ao receio de que os depósitos de combustíveis fósseis atinjam níveis preocupantes no longo prazo.

A conscientização ambiental impulsionada pela comunidade internacional abre espaço para um mercado focado em energia mais limpa, e o lítio desempenha um papel crucial nessa transição energética, como destaca a coordenadora do LCT.

Essa tendência é corroborada por dados, já que em 2022, as vendas de carros elétricos representaram 15% do total de veículos vendidos no mundo, equivalente a 847 mil veículos emplacados, de acordo com informações da EV-Volumes.

No Brasil, no mesmo ano, as vendas de carros elétricos e híbridos (movidos a energia elétrica e etanol) atingiram o recorde de 49.245 emplacamentos, registrando um aumento de 41% em comparação com 2021, quando foram vendidos 34.990 veículos no país, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas