Publicidade

Vale negocia acordo de venda para mineradoras sauditas

Ações da Vale
Foto: Vale S.A/Divulgação
Ações da Vale
Foto: Vale S.A/Divulgação

A Vale (VALE3) está próxima de concluir um acordo de venda de 10% de sua unidade de metais básicos para um consórcio formado pela mineradora saudita Ma’aden e o fundo soberano da Arábia Saudita, de acordo com informações do jornal norte-americano The Wall Street Journal.

O Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF) e a mineradora planejam investir US$ 2,5 bilhões para adquirir essa participação, avaliando a unidade de negócios da mineradora brasileira em US$ 25 bilhões. A expectativa é que o acordo seja anunciado ainda nesta semana, com o PIF sendo considerado o principal favorito para adquirir a participação de 10% nas operações de níquel e cobre da Vale S.A. (VALE3), conforme relatado por fontes à Bloomberg em junho.

No ano passado, a Vale contratou consultores para analisar opções para o negócio, impulsionada pela crescente demanda por metais como cobre e níquel, essenciais para o avanço global em direção a formas de energia mais sustentáveis. Dentre as empresas interessadas, estavam a Qatar Investment Authority e a General Motors.