O presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, declarou nesta sexta-feira (28) que as negociações com o governo brasileiro para a renovação dos termos financeiros da venda de energia da usina de Itaipu podem avançar rapidamente, com a possibilidade de um acordo ser fechado até o final deste ano.
Após uma reunião que durou mais de duas horas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio da Alvorada, em Brasília, Peña anunciou que as negociações sobre o chamado “Anexo C” do Tratado de Itaipu terão início em 13 de agosto.
Ao ser questionado se o Paraguai concorda em manter a venda da energia excedente ao Brasil pelo preço de custo, como acontece atualmente, Peña respondeu positivamente.
Essa foi a segunda reunião individual entre Peña e Lula. Logo após sua eleição, o presidente eleito visitou Brasília para um encontro com o líder brasileiro. Além de Peña e Lula, também estiveram presentes na reunião desta sexta-feira o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o presidente de Itaipu, Ênio Verri.
O “Anexo C” do Tratado de Itaipu, que expira este ano, define as bases financeiras da tarifa da energia gerada pela usina binacional, que é compartilhada entre os dois países. De acordo com as regras atuais, sujeitas a revisão, cada país tem direito a 50% da energia produzida por Itaipu.