Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Trabalho e lazer em harmonia: “Workcation” ganha popularidade entre trabalhadores

Qualicorp vai estender home office após a pandemia e tem vagas abertas
Foto: Pexels

Poder viajar para encontrar familiares ou amigos durante o verão, sem precisar utilizar os valiosos dias de férias, é a proposta do “workcation” – uma combinação das palavras “trabalho” e “férias” em inglês.

Essa tendência, destacada pelo jornal britânico Financial Times, tem conquistado cada vez mais adeptos entre os trabalhadores dos países do hemisfério Norte, onde o verão ocorre no meio do ano.

O “workcation” surge como uma alternativa intermediária na disputa entre empregadores e trabalhadores em relação ao retorno ao trabalho presencial. Embora o benefício não esteja restrito apenas aos meses de verão, a maioria dos trabalhadores opta por trabalhar remotamente nesse período para conciliar com as férias escolares ou aproveitar as praias durante o verão escaldante.

Grandes empresas, como a Alphabet (dona do Google), Citibank, American Express, Visa e Mastercard, adotaram o modelo de “trabalhe de qualquer lugar” durante algumas semanas. De acordo com a plataforma americana de pesquisa de empregos Flexa, em junho, 88% dos profissionais buscavam empresas que oferecessem esse benefício, um aumento em relação aos 80% registrados em abril.

Ainda que a tendência seja recente, não há estudos conclusivos sobre a produtividade dos trabalhadores ou empresas nesse sistema. No entanto, alguns obstáculos devem ser considerados pelos trabalhadores que aderem ao “workcation”. É fundamental certificar-se de que os locais escolhidos para as “workcations” possuam uma estrutura adequada para o home office, como um espaço de trabalho adequado e uma conexão Wi-Fi estável – o que nem sempre é garantido em destinos paradisíacos.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas