Em uma iniciativa inovadora, a Saint-Gobain, empresa com atuação global em construção sustentável, colaborou com a Price Survey, startup de soluções tecnológicas, para conduzir uma pesquisa de mercado em mais de 6.500 estabelecimentos no Brasil. Com mais de 350 mil produtos avaliados por 1.600 pesquisadores e uma recompensa total de R$ 368.170,35, os dados foram analisados por meio de Business Intelligence (BI) e Inteligência Artificial (IA).
A pesquisa permitiu à Saint-Gobain mapear oportunidades ocultas para expandir suas vendas no mercado brasileiro e melhorar a precificação com base na concorrência. Com um extenso alcance no país, a empresa pôde entender como o mercado está aquecendo com base no preço dos produtos.
A tecnologia desempenhou um papel crucial na pesquisa, fornecendo uma abordagem real do mercado. “A agilidade em tomar decisões aumenta muito”, explicou Tábata Eberl Bandolin, gerente de relacionamento com o cliente da Saint-Gobain no Brasil.
Outras empresas, como a Lider Interiores, também buscaram a tecnologia da Price Survey para entender o aquecimento do mercado e reestruturar seus preços. De junho de 2022 até hoje, foram pesquisados 1918 itens em 119 PDVs (Pontos de Vendas).
O processo de pesquisa é ágil, realizado através de um aplicativo que permite identificar códigos de barras e eliminar o uso de papel. Os dados são então projetados e analisados via BI e IA, fornecendo métricas, comparativos e relatórios gerenciais. Essas informações possibilitam compreender e criar estratégias em relação ao preço dos produtos.
“Sem esse overview, fica muito mais difícil estabelecer práticas de preços que atendam ao mercado”, ressalta Edson Carvalho, da Lider Interiores.