O grupo Inpasa, líder na produção de etanol de milho na América Latina, revelou seu plano de investir R$ 1,2 bilhão na construção de uma nova unidade em Sidrolândia, no estado de Mato Grosso do Sul. A previsão é que a planta entre em operação no segundo trimestre de 2024.
Conforme comunicado da empresa, a construção da unidade irá gerar mais de 2 mil empregos durante o período de obras, além de 400 postos de trabalho permanentes. Além da produção de etanol a partir do milho, a indústria também realizará a transformação do sorgo em biocombustível. Rafael Augusto Ranzolin, vice-presidente da Inpasa, destacou que “nossa nova planta, a quarta do grupo no Brasil, vem ao encontro com a otimização do potencial agrícola brasileiro”.
O anúncio foi feito durante o evento empresarial MS Day, realizado em São Paulo, que contou com a presença da presidência da empresa, do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e do secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck.
O Grupo Inpasa teve sua origem no Paraguai em 2007 e, desde 2018, está presente no Brasil. A nova unidade em Sidrolândia será a sexta planta da Inpasa. Atualmente, a empresa opera duas unidades no Paraguai e três no Brasil, localizadas em Mato Grosso (Sinop e Nova Mutum) e Mato Grosso do Sul (Dourados).
A empresa informou que atualmente processa 7,5 milhões de toneladas de milho por ano, o que resulta na produção de 3,5 bilhões de litros de etanol, 1,8 milhão de toneladas de DDGs, 180 mil toneladas de Oil Premium e 1.417 GWH de energia elétrica. Com a nova unidade em Sidrolândia, a expectativa é fortalecer ainda mais sua posição no mercado e contribuir para o desenvolvimento econômico da região.