Publicidade

Brasil Agro: Inovação e Governança é o tema do 22º Congresso Brasileiro do Agronegócio

img_0507-1
img_0507-1

Foto: Divulgação/Arquivo OPR

O 22º Congresso Brasileiro do Agronegócio será realizado na próxima segunda, dia 7 de agosto, em São Paulo. Organizado pela Associação Brasileira do Agronegócio – ABAG, em parceria com a B3 – a bolsa do Brasil, o evento traz como tema central “Brasil Agro: Inovação e Governança” e reunirá especialistas para debater sobre as principais tendências e desafios do agronegócio brasileiro.

A programação contará com quatro painéis distintos, abordando temas cruciais como Cadeias Produtivas e Inovação; Inovação e Mercados; Governança e Perspectivas; e Geopolítica e Governança. Esses painéis oferecerão percepções significativas sobre o rumo futuro do agronegócio no país.

O foco na inovação em cadeias produtivas é essencial para adicionar valor ao agronegócio brasileiro, possibilitando o aumento da produtividade, juntamente com a preservação ambiental. Um destaque será o painel “Cadeias Produtivas e Inovação”, com a presença de Davide Ceper, CEO da Varda; Luiz Lourenço, presidente da Cocamar; Malu Nachreiner, CEO da Bayer Brasil; Ricardo Scheffer de Figueiredo, CEO do Grupo Sonda Brasil. Silvia Massruhá, presidente da Embrapa, moderará a discussão, na qual os executivos analisarão a relevância das tecnologias emergentes e processos inovadores em diversas cadeias produtivas, destacando os benefícios da inovação na redução de custos e aumento da eficiência. A conversa também incluirá como a inovação pode redefinir o futuro do agronegócio.

A inovação é vital para manter o agronegócio brasileiro na vanguarda da produção e fornecimento global de alimentos, fibras e energia renovável. Este setor tem um papel fundamental no crescimento socioeconômico do Brasil. No primeiro trimestre deste ano, houve um crescimento de 21,6% no PIB agropecuário em comparação com o último trimestre de 2022, contribuindo para um aumento de 1,9% do PIB brasileiro no mesmo período, segundo dados do IBGE. Essas estatísticas sublinham a importância contínua da inovação e do desenvolvimento tecnológico no agronegócio.

O evento também prestará homenagem ao jornalista José Luiz Tejon Megido, que receberá o Prêmio Ney Bittencourt de Araújo – Personalidade do Agronegócio 2023, e ao pesquisador da Embrapa, Miguel Ivan Lacerda Moreira, premiado com o Prêmio Norman Borlaug – Sustentabilidade 2023.

A cerimônia de abertura, prevista para às 9h, contará com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a senadora Tereza Cristina, o deputado federal Pedro Lupion, e outros líderes do setor, convidados por Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da ABAG, e Gilson Finkelsztain, CEO da B3.