A Marisa Lojas (AMAR3) divulgou um prejuízo líquido de R$ 63,4 milhões durante o segundo trimestre de 2023 (2T23), marcando um aumento de 82,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. O prejuízo líquido pró-forma também foi informado nesta quarta(09), totalizando R$ 3,1 milhões, o que representa uma diminuição de 91,1% em termos anuais.
De acordo com a varejista, esse resultado foi influenciado por diversos fatores, incluindo a redução das receitas e das margens operacionais no varejo, bem como o persistente resultado operacional negativo do Mbank. O Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, em sigla em inglês) apresentou um valor negativo de R$ 36,7 milhões no 2T23, contrastando com o lucro de R$ 11 milhões no 2T22.
A receita líquida totalizou R$ 555,1 milhões durante o segundo trimestre deste ano, o que representa uma queda de 25% em comparação com o mesmo período de 2022.
No âmbito do lucro bruto, este atingiu R$ 222,2 milhões no 2T23, demonstrando uma redução de 30,4% em relação ao segundo trimestre de 2022. A margem bruta atingiu 40% no 2T23, o que representa uma diminuição de 3,1 pontos percentuais em relação à margem registrada no 2T22. As despesas operacionais totalizaram R$ 290 milhões no 2T23, refletindo uma queda de 0,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O resultado financeiro líquido apresentou um valor negativo de R$ 55,3 milhões no segundo trimestre de 2023, representando uma redução de 19,7% em comparação com as perdas financeiras registradas no mesmo período de 2022. Em 30 de junho de 2023, a dívida líquida da empresa totalizava R$ 380,1 milhões, indicando uma diminuição de 17,6% em relação à mesma data de 2022.
A receita proveniente das vendas no canal digital apresentou uma queda de 49,3%, algo que a companhia atribui à sua estratégia de tornar essa operação mais rentável. A participação do canal digital nas vendas de varejo atingiu 6%, em comparação com os 9,1% registrados no mesmo período do ano anterior.