Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X
X
X

Opep: Brasil aumenta produção de petróleo

Plataforma de petróleo do Pré-sal
(Foto: Pixabay)

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) divulgou em seu relatório mensal, publicado nesta quinta-feira (10), que aumentou em 15 mil barris por dia (bpd) sua previsão para a oferta de combustíveis líquidos provenientes do Brasil em 2023, totalizando uma média de 4,0 milhões de bpd. Isso representa um incremento de 300 mil bpd em relação ao ano anterior, sendo impulsionado pela produção “robusta” observada em junho, de acordo com o comunicado do grupo.

A organização destacou que o aumento na produção de petróleo do país este ano é sustentado pelo progresso alcançado nos campos offshore de importância. Apesar de uma redução na produção de petróleo pela Petrobras no segundo trimestre, em comparação ao mesmo período no ano anterior, devido a questões de manutenção e à diminuição da oferta em campos maduros, além de algumas alienações de ativos, a produção global de petróleo deve receber apoio do setor offshore no Brasil, conforme a Opep.

Para 2024, a Opep estima um acréscimo de 120 mil bpd na oferta de combustíveis líquidos do Brasil, incluindo biocombustíveis, em relação ao ano anterior, atingindo uma média de 4,1 milhões de bpd. A organização espera um crescimento na produção de petróleo para sustentar essa previsão.

Publicidade

Em junho, a produção de petróleo do Brasil registrou um aumento de 166 mil bpd em comparação ao mês anterior, chegando a uma média de 3,4 milhões de bpd, principalmente devido a novos projetos, conforme ressaltado pela Opep. Quanto à produção de gás natural liquefeito, ela permaneceu praticamente inalterada e espera-se que permaneça assim em julho.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado