Um novo relatório da Apura Cyber Intelligence, através da plataforma BTTng, revelou um aumento alarmante no número de senhas vazadas no Brasil. Em 2023, o país testemunhou um salto de uma média de 6 milhões de vazamentos por mês em 2022 para cerca de 9 a 10 milhões nos primeiros meses deste ano.
O número é quatro vezes maior do que as estimativas de outras plataformas, destacando a necessidade crítica de explorar todas as facetas da Internet para identificar possíveis ameaças cibernéticas.
“O número de credenciais vazadas é comparável à população do Rio de Janeiro e Brasília somadas. A crescente ameaça de ataques cibernéticos, fraudes on-line e o vazamento de informações tornaram-se uma realidade preocupante”, diz Frank Vieira, CRO da Apura.
O vazamento ocorre principalmente devido a vulnerabilidades de segurança e práticas inadequadas dos usuários. As consequências podem ser devastadoras, desde o roubo de identidade até fraudes financeiras.
As plataformas inteligentes de segurança on-line, que usam tecnologias como aprendizado de máquina e inteligência artificial, estão emergindo como uma defesa eficaz. Elas detectam atividades suspeitas e alertam os usuários sobre possíveis violações de segurança.
A segurança on-line é uma responsabilidade compartilhada, e o combate ao vazamento de credenciais requer uma abordagem holística, que inclui educação, fortalecimento da segurança nas empresas e monitoramento constante de ameaças.











