Pesquisa revelou que o sentimento do consumidor nos Estados Unidos sofreu uma leve queda em agosto. No entanto, os cidadãos norte-americanos mantêm a expectativa de que a inflação recue nos próximos meses e ao longo do próximo ano.
De acordo com a leitura preliminar realizada pela Universidade de Michigan, o índice geral de confiança do consumidor dos EUA atingiu 71,2 em agosto, marcando uma diminuição em relação aos 71,6 registrados em julho. As projeções de economistas consultados pela Reuters apontavam para uma leitura preliminar de 71,0.
“Apesar do cenário geral, os consumidores perceberam poucas alterações substanciais no panorama econômico em relação ao mês anterior, no entanto, destacaram melhorias notáveis em comparação com apenas três meses atrás”, comentou Joanne Hsu, diretora da Pesquisa de Consumidores da Universidade de Michigan, em comunicado oficial.
Um aspecto relevante ressaltado pela pesquisa foi a queda na expectativa de inflação no período de um ano. Em agosto, essa expectativa caiu para 3,3%, frente aos 3,4% registrados em julho. Já a perspectiva de inflação nos próximos cinco anos também teve uma redução, passando de 3,0% no mês anterior para 2,9% neste mês. Notavelmente, essa perspectiva se manteve dentro de uma estreita faixa de 2,9% a 3,1% por 24 dos últimos 25 meses.