Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Construtoras reduzem 52% em retrabalhos com tecnologia

Adoção de plataformas tecnológicas em construtoras corta retrabalho pela metade, revela estudo da PlanRadar com 2.500 empresas.
(Foto: Pixabay)

Plataformas tecnológicas têm se mostrado aliadas das construtoras ao reduzir retrabalhos significativamente. Segundo relatório da PlanRadar, empresa que atua no gerenciamento digital para empresas da construção civil, 11% dos custos de projetos decorrem do retrabalho. A pesquisa com mais de 2.500 empresas do setor destaca a necessidade de aprimorar estratégias e processos.

A má comunicação é o vilão número um do retrabalho, com desorganização e falhas no controle de qualidade não ficando muito atrás. Mas há luz no fim do túnel: 52% das empresas reportaram cortes no retrabalho graças à incorporação de soluções digitais de acordo com o levantamento.

A análise, realizada em 11 países, indicou que a chave para a redução do retrabalho está em um planejamento criterioso e preciso. O Brasil, no entanto, salienta também a qualificação da mão de obra como um diferencial.

Ao elaborar um cronograma prático, supervisionar avanços e manter uma comunicação clara com todos envolvidos, gestores de projetos asseguram obras finalizadas no tempo estipulado, respeitando o orçamento e mantendo a qualidade.

O estudo revelou que além de impactos financeiros e na reputação, as retificações podem resultar em queixas legais, incluindo quebras de contrato. Também salientou os efeitos éticos de desperdícios e seus impactos ambientais e sociais. Cada retificação abala o ânimo da equipe, levando a um aumento no descontentamento e queda na motivação. Diante da carência de profissionais no mercado, é vital que empresas reconheçam e lidem com essas questões, visto que afetam diretamente a produtividade.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas