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Maioria das grandes empresas do varejo brasileiro encerra trimestre no vermelho

Gráfico mostrando o crescimento do setor farmacêutico no Brasil em 2023, com aumento nas vendas de genéricos e HPC
(Foto de Oleg Magni no Pexels)

A análise recente do desempenho das principais empresas do setor varejista no Brasil, que registram um faturamento superior a R$ 1 bilhão, revela um cenário repleto de desafios, com a maioria delas reportando resultados negativos no último trimestre.

Dentro deste grupo, sete gigantes do varejo – Carrefour, Assaí, Magazine Luiza, Via, Raia Drogasil, Natura&Co e Grupo Pão de Açúcar – divulgaram prejuízos, ilustrando as complexidades que estão sendo enfrentadas em meio ao atual ambiente econômico.

Destacando-se em meio a esse cenário desafiador, o Grupo Mateus, responsável por operar lojas de atacado e supermercados com presença marcante no Nordeste, emergiu como a única empresa a encerrar o trimestre com saldo positivo. O grupo registrou um lucro de R$ 294 milhões, representando um aumento de 13% em relação ao ano anterior.

A atual situação desfavorável do setor não surpreende os analistas, que já haviam antecipado os desafios decorrentes das taxas elevadas da Selic. O segmento varejista, em particular, é especialmente vulnerável às flutuações dos juros, enfrentando dificuldades em ambas as extremidades dessa equação econômica:

As empresas varejistas dependem substancialmente de crédito para sustentar suas operações. Com a Selic em patamares elevados, a obtenção de novos empréstimos se torna mais onerosa, o que também afeta a administração das dívidas acumuladas em períodos anteriores.

O contexto de altas taxas de juros resulta em menos descontos e condições favoráveis para parcelamentos, levando os consumidores a adotarem uma abordagem mais cautelosa nas compras, como uma medida para evitar um endividamento mais expressivo.

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