Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

ANP divulga cronograma de leilões de petróleo e gás natural

A ANP anunciou leilões de petróleo e gás natural para 13 de dezembro, com 82 empresas interessadas. Destaque para a acumulação de gás natural de Japiim e 955 blocos exploratórios. 13 empresas também poderão expressar interesse em blocos estratégicos no pré-sal. Descubra como esses leilões podem impactar o mercado energético brasileiro!
Leilões da ANP em áreas de petróleo e gás natural.
Foto: Agência Petrobras

Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou a aguardada agenda para as ofertas de áreas de petróleo e gás natural que despertaram o interesse de investidores. Os leilões de petróleo e gás natural estão programados para acontecer no dia 13 de dezembro deste ano, sendo parte do 4º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão (OPC) e do 2º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha de Produção (OPP). A expectativa é alta no setor, com um total de 82 empresas interessadas no processo de concessão.

Destaques do cronograma das concessões dos leilões de petróleo e gás natural

As áreas disponíveis nos leilões de petróleo e gás natural serão anunciadas oficialmente no dia 16 de outubro. Entre os destaques estão a área de acumulação de gás natural de Japiim, localizada no Amazonas, além de 955 blocos exploratórios distribuídos em diversas bacias sedimentares. As empresas interessadas têm até o dia 28 de setembro para apresentar novas declarações de interesse, conforme especificado no edital, acompanhadas das garantias de oferta necessárias.

No pré-sal, 13 empresas habilitadas poderão declarar interesse em blocos estratégicos, como Ágata, Cruzeiro do Sul, Esmeralda, Jade e Tupinambá, situados na bacia de Santos, e Turmalina, na bacia de Campos. Assim como no processo de concessão, as garantias de oferta e os documentos de qualificação devem ser enviados até o prazo estabelecido.

Ajustes e exclusões no edital

Nesta edição, o edital passou por ajustes, com a exclusão de blocos adjudicados no ciclo anterior. Entre os blocos removidos estão Água Marinha, Norte de Brava, Sudoeste de Sagitário e Bumerangue. O bloco Itaimbezinho também foi excluído devido à expiração de sua Manifestação Conjunta.

Oportunidade para o setor energético

Com este novo ciclo, o Brasil reforça sua estratégia para maximizar a exploração de recursos energéticos. Empresas e especialistas estão atentos às oportunidades geradas pelos leilões de petróleo e gás natural, que prometem movimentar o mercado. Para investidores interessados, o momento é ideal para acompanhar de perto as atualizações e garantir a participação nos processos.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas