O tema da Reforma Tributária será o foco do seminário promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE). Agendado para o dia 25 de agosto em sua sede, o evento contará com a participação de renomados especialistas com o objetivo de esclarecer e debater as próximas etapas desta importante mudança, considerando o projeto que atualmente está em tramitação no Senado Federal.
Destacam-se entre os convidados, Fabrizio Gomes, Secretário da Fazenda Estadual, Erinaldo Dantas, presidente da OAB-CE, e Socorro Oliveira, Secretária de Finanças da Prefeitura de Sobral, e Hamilton Sobreira, Presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB-CE.
O presidente do CRCCE, Fellipe Guerra, junto à Patrícia Alves, à frente da Comissão de Tributos Federais, colocará em pauta os desafios que as empresas enfrentarão a partir de 2026. “Durante o período de transição, até 2032, será exigido das empresas uma adaptação a dois sistemas tributários, complicando ainda mais uma estrutura já burocrática”, ressalta Guerra.
A expectativa é que a simplificação proposta pela Reforma Tributária gere eficiência, permitindo que as empresas possam canalizar seus recursos para inovação e crescimento. Este seminário é apenas uma das ações promovidas pelo Grupo de Trabalho sobre Reforma Tributária, estabelecido pelo Conselho. O objetivo do grupo é fornecer informações claras sobre as alterações propostas e como elas afetarão a prática tributária no Brasil.
Representantes de entidades como o Conselho Regional de Economia, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE) compõem o grupo, indicando a amplitude e a importância da discussão.