Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

BNDES fecha acordo de empréstimo com China Development Bank

(Foto: Reprodução BNDES)

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) comunicou nesta quarta-feira (23) que formalizou um contrato de empréstimo externo no montante de US$ 500 milhões com o China Development Bank (CDB), a instituição de fomento chinesa. O acordo foi estabelecido no dia 22, terça-feira, na África do Sul, durante a 15ª Cúpula do Brics, aliança composta por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O empréstimo internacional está configurado para ser quitado em até três anos. Os recursos serão destinados como parte do orçamento de investimentos do BNDES para operações de financiamento em linhas já em vigor voltadas a clientes finais, abrangendo tanto empresas privadas quanto entes públicos.

Os aportes entre Brasil e China impulsionarão o comércio bilateral e serão aplicados em setores variados visando o desenvolvimento econômico. Isso inclui infraestrutura, energia, manufatura, petróleo, gás, e agricultura. Além desses, investimentos poderão ser destinados à mineração, saneamento, iniciativas ESG e ao combate às mudanças climáticas. Áreas como desenvolvimento sustentável, prevenção a epidemias e economia digital também serão beneficiadas. Setores de tecnologia de ponta e gestão municipal estão igualmente no foco dos investimentos.

Segundo o BNDES, a parceria com o banco chinês teve início em 2007, quando foi acordado o financiamento para a construção do Gasoduto Sudeste-Nordeste. A parceria resultou na assinatura do contrato de empréstimo externo, formalizando a captação de recursos pelo BNDES no valor de US$ 750 milhões.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas