Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Petrobras aumenta preço do querosene de aviação

(Foto: divulgação)

A Petrobras, em resposta à crescente escalada dos preços do petróleo no mercado internacional, anunciou um novo aumento no preço do querosene de aviação (QAV) a partir desta sexta-feira (01).

A Petrobras optou por implementar aumentos de mais de 20% nos preços do querosene de aviação em seus principais pontos de venda. Praças importantes como Duque de Caxias (RJ), Betim (MG) e Paulínia (SP) foram afetadas por essas altas. Essa medida é parte de um ajuste mensal nos preços do QAV, que é definido através de fórmulas contratuais negociadas com as distribuidoras.

A Petrobras vende o QAV produzido em suas refinarias ou importado exclusivamente para as distribuidoras. Estas, por sua vez, são responsáveis pelo transporte e comercialização dos produtos para as companhias de transporte aéreo e outros consumidores finais nos aeroportos ou revendedores.

Publicidade

A empresa destacou anteriormente que não existem restrições legais, regulatórias ou logísticas para que outras empresas atuem como produtores ou importadores de QAV, deixando espaço para possíveis mudanças na dinâmica do mercado.

O contexto para esses aumentos de preços está diretamente relacionado à escalada dos preços do petróleo no mercado internacional nos últimos meses. Os preços do petróleo têm uma influência direta nos valores dos derivados produzidos pelas refinarias, como o querosene de aviação.

Esses ajustes de preços têm implicações significativas na indústria da aviação, uma vez que o QAV é um componente crítico dos custos operacionais das companhias aéreas. A expectativa é de que a escalada nos preços pode resultar em impactos sobre o preço dos bilhetes de avião, além de afetar as operações das empresas de transporte aéreo.

QAV

O querosene de aviação é o combustível que abastece aviões e helicópteros dotados de turbina a jato, turboélices ou turbo-fans. Seu principal uso é no transporte aéreo comercial. O QAV da Petrobras é produzido utilizando correntes da destilação atmosférica e de processos de conversão, seguido de tratamento.

 

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado