Publicidade

Siemens vê oportunidades no HUB de Hidrogênio Verde junto à FIEC Ceará

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

No fim de agosto, o Diretor Regional do SENAI e Superintendente do SESI, Paulo André Holanda, liderou a comitiva da Siemens em uma visita ao Porto do Pecém e à Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE). A empresa alemã é referência global em automação industrial e tecnologia predial. Em busca de novos negócios e parcerias, a Siemens busca explorar oportunidades na área de hidrogênio verde.

A comitiva, composta por Fábio Koga, Diretor de Eletrificação e Automação; José Borges, Diretor de Inovação Corporativa; Valdeir Soares, Coordenador de Desenvolvimento de Negócios – Indústria; e Daniel Lyrio, Gerente de Contas Renováveis, veio conhecer de perto o HUB de Hidrogênio Verde do Ceará. A Siemens já é parceira na educação e agora busca expandir sua atuação na inovação, especialmente no campo do hidrogênio verde.

No primeiro dia da visita, Hugo Figueirêdo, Presidente do Porto do Pecém, e Rebeca Oliveira, Vice-Presidente Financeira, apresentaram a relevância do porto e suas instalações industriais. A comitiva conheceu desde os pátios de contêineres até o píer de atracamento de navios. Em seguida, a delegação visitou a ZPE, onde o Presidente Eduardo Neves destacou as vantagens fiscais da área e seu papel vital na atração de investimentos.

Fábio Koga enfatizou a abordagem prospectiva da empresa: “Neste momento, estamos fazendo uma abordagem bastante prospectiva. A Siemens, como provedora de tecnologia de ponta a ponta, desde um componente até uma solução completa para a planta de hidrogênio verde, tem a possibilidade de aportar soluções sob vários prismas.”

No dia seguinte, a comitiva participou de apresentações no Observatório da Indústria. Jurandir Picanço, Consultor de Energia da FIEC, e Constantino Frate, Coordenador de Energia da FIEC, detalharam o HUB de Hidrogênio Verde e o mercado de energias renováveis. Paulo André Holanda compartilhou as ações do SESI e SENAI Ceará para a transição energética e o novo portfólio de cursos para atender à crescente demanda.

A visita foi concluída com uma reunião com o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, que discutiu oportunidades globais e o progresso dos projetos locais. O Presidente da FIEC ressaltou: “Ficamos felizes com a visita da comitiva da Siemens à FIEC. A Federação do Ceará coloca-se à disposição da empresa e reforça as oportunidades advindas com o Hub do Hidrogênio Verde cearense.”

A visita da Siemens ao Ceará não apenas fortalece parcerias existentes, mas também sinaliza a possibilidade de inovações que podem impulsionar a dinâmica energética regional e contribuir para a descarbonização global.