Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Marca de azeite brasileiro tem produção de carbono zerada

(Foto:Pexels)

A Lagar H, fabricante de azeite de oliva extravirgem com sede em Cachoeira do Sul (RS), tornou-se a primeira empresa do setor no mundo a comprovar que possui uma produção “carbono negativo”. Isso significa que a empresa retira mais carbono da atmosfera do que emite durante todo o processo de produção.

Desde o início de suas operações em 2014, a Lagar H tinha como objetivo não apenas oferecer produtos de alta qualidade, mas também construir um modelo de gestão exemplar. Recentemente, a empresa começou a calcular suas emissões de gases de efeito estufa e decidiu verificar seu balanço de carbono para cumprir as diretrizes do Sistema B Brasil, que promove práticas sociais e ambientais responsáveis.

De acordo com o balanço, a empresa removeu da atmosfera 1.266% a mais de carbono do que emitiu. No total, considerando todas as atividades da empresa, incluindo a produção e distribuição de azeite de oliva, a Lagar H emitiu 55,8 toneladas de CO2 equivalente (tCO2e) e retirou da atmosfera 715,99 tCO2e.

Publicidade

Em seu inventário de emissões de gases de efeito estufa de 2022, a empresa registrou uma redução de 80% nas emissões em comparação com o ano anterior, devido principalmente ao cálculo das emissões negativas de carbono provenientes de suas plantações de oliveiras.

Essa certificação de emissões negativas de carbono já atraiu atenção internacional, incluindo um convite do Conselho Oleícola Internacional (IOC) para apresentar sua experiência a produtores de diversos países em um workshop que ocorrerá em Madri, Espanha, em outubro.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado