Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Etanol está mais competitivo em oito Estados

Durante a 23ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, o vice-presidente Geraldo Alckmin disse que o governo estuda elevar a mistura obrigatória de biodiesel no diesel para 20%.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na semana encerrada no sábado (9), o etanol se mostrou mais competitivo em oito estados brasileiros: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Para o restante do país, a gasolina ainda é a opção mais vantajosa.

De acordo com o levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), compilado pelo AE-Taxas, a média dos postos pesquisados no país registrou uma paridade de 62,48% do preço do etanol em relação à gasolina. Essa porcentagem indica uma clara vantagem para o biocombustível.

Os números se destacam em algumas regiões específicas em que o etanol mais competitivo em estados. Na Bahia, por exemplo, a paridade chegou a 69,67%, enquanto no Distrito Federal foi de 65,46%. Em Goiás, registrou-se 63,11%, em Mato Grosso 59,16%, Mato Grosso do Sul com 65,05%, Minas Gerais com 63,48%, Paraná com 66,06% e São Paulo com 61,81%.

Publicidade

Na pesquisa anterior os Estados em que o etanol era mais competitivo eram: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Paraná e no Distrito Federal.

Executivos do setor automotivo observam que a viabilidade do desse combustível como uma escolha competitiva pode variar dependendo do tipo de veículo e do consumo de combustível. Alguns veículos flex podem ter um desempenho superior com esse biocombustível, mesmo quando a paridade está acima de 70%.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado