Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Sucessão familiar na Lupo: 5 gerações de inovação

Descubra a jornada da Sucessão Familiar na Lupo, um modelo de perseverança e inovação através de cinco gerações de uma renomada empresa brasileira.

A sucessão familiar na Lupo ilustra não apenas uma narrativa de crescimento empresarial, mas uma história de resistência e inovação ao longo de cinco gerações. Conduzir um negócio é uma tarefa notavelmente desafiadora, importante ainda mais quando envolve uma vasta família de quase 150 membros. Neste contexto, a Lupo, uma destacada fabricante de meias baseada em Araraquara (SP), emerge como um ícone de excelência e adaptabilidade, mantendo-se robusta sob a liderança da quinta geração da família.

Em meio às lavouras de café em 1888, a história da Lupo começou a ser escrita por Henrique Lupo, o patriarca de uma família que viria a transformar o setor de fabricação de meias no Brasil. Desde a sua fundação, a empresa demonstrou uma aptidão inigualável para a inovação, crescendo e adaptando-se com sucesso às mudanças de cada geração.

No centro dessa narrativa está Elvio Lupo Júnior, membro atual do conselho de administração e neto do fundador. A história de sua família é um testemunho da visão e da tenacidade empresarial. Desde os primeiros dias como imigrantes até a consolidação como líderes industriais, os Lupo têm sido uma força inabalável no setor.

Loja Araraquara Lupo Sport (Lupo/Divulgação)

Na terceira edição do curso da Academia FIESC de Negócios voltado para a sucessão familiar, a saga da Lupo foi apresentada como um caso exemplar. Ao longo dos seus 102 anos de existência, a empresa passou por várias transformações significativas, destacando a importância das pessoas no núcleo de seu sucesso. “Uma empresa é feita por pessoas e o processo de sucessão dá início a um novo ciclo”, enfatiza Lupo Júnior, destacando o papel crucial de sua prima e atual CEO, Liliana Aufiero, na condução de um processo sucessório bem definido.

Hoje, a Lupo é um conglomerado industrial, com quatro unidades fabris espalhadas por diferentes estados brasileiros e empregando 10 mil colaboradores. Uma rede de 692 lojas franqueadas contribui significativamente para as vendas da empresa, complementada por canais de venda no varejo multimarcas e grandes organizações de varejo.

Ao delinear o futuro, a Lupo se mantém firme em seu compromisso de inovação e competitividade, elementos destacados pelos executivos da Academia FIESC de Negócios. “Nada é mais radical, inovador ou significativo em termos de transformação do que fazer uma sucessão bem-sucedida”, observa José Eduardo Fiates, diretor de inovação e competitividade da FIESC, sublinhando a abordagem proativa da empresa na manutenção da relevância e vitalidade no mercado competitivo atual.

O exemplo da Lupo serve como uma lufada de inspiração e um modelo para empresas familiares em todo o país, demonstrando que com visão, inovação e uma abordagem centrada no ser humano, é possível não apenas sobreviver, mas prosperar através de várias gerações.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas