Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Joe Biden anunciaram hoje o lançamento de um documento conjunto intitulado “Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras”. Essa proposta tem como objetivo promover a discussão e implementação de melhorias nas condições de trabalho em âmbito global, especialmente aqueles envolvidos com plataformas digitais.
A parceria entre Brasil e Estados Unidos busca incentivar a geração de empregos com cobertura de direitos trabalhistas e proteger aqueles que trabalham por meio de plataformas digitais, como aplicativos de transporte de passageiros e entrega de refeições. Os principais objetivos dessa iniciativa incluem:
- Ampliar o conhecimento sobre direitos trabalhistas;
- Garantir que a transição energética ofereça empregos de qualidade;
- Aumentar a importância dos trabalhadores em fóruns globais, como o G20 e as conferências do clima (COP 28 e COP 30);
- Apoiar e coordenar programas de cooperação técnica relacionados ao trabalho;
- Capacitar trabalhadores e proteger os direitos daqueles que atuam em plataformas digitais;
- Buscar parcerias com o setor privado para criar empregos dignos, combater a discriminação e promover a diversidade.
O documento conjunto destaca que Brasil e Estados Unidos compartilham a compreensão e o compromisso de abordar questões críticas de desigualdade econômica e salvaguardar os direitos dos trabalhadores. Além disso, enfatiza que a promoção do trabalho digno é fundamental para alcançar os objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
“Hoje, os Estados Unidos e o Brasil anunciam o lançamento da nossa iniciativa global conjunta para elevar o papel central e crítico que os trabalhadores e trabalhadoras desempenham num mundo sustentável, democrático, equitativo e pacífico”, diz o documento “Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras”.