Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Brasil lidera investimento em data centers na América Latina

Data centers em São Paulo
Imagem: Freepik

O Brasil emergiu como líder no mercado de data centers na América Latina, com 40% dos investimentos, impulsionado pelo aumento da demanda de empresas que buscam a transformação digital. A cidade de São Paulo foi identificada como um dos cinco mercados de data centers em ascensão no mundo.

Os data centers, que abrigam milhares de racks e servidores para processamento e armazenamento de dados, estão experimentando um crescimento explosivo devido ao uso intensivo de algoritmos de inteligência artificial e à necessidade crescente de processar e proteger dados de forma segura.

Muitas empresas, incluindo gigantes da internet, varejistas e instituições financeiras, estão terceirizando suas operações de data center, optando por pagar mensalidades a provedores para manter suas operações online na nuvem.

Publicidade

O diretor do centro de inteligência artificial da USP, Fabio Cozman, observa que nos últimos anos, o uso de centro de dados cresceu significativamente, impulsionado pelo processamento de grandes volumes de dados por algoritmos de inteligência artificial.

Em São Paulo, um complexo de data centers já ocupa oito edifícios, e até o final da década, serão 18. Alguns prédios em construção estão reservados para clientes globais, incluindo provedores de serviços de internet na nuvem. O consumo de energia desse complexo equivale ao de uma cidade de 150 mil habitantes.

Um dos maiores desafios dos data centers é manter a temperatura dos computadores sob controle, para o qual sistemas de refrigeração robustos são essenciais. Um único sistema no topo de um edifício é capaz de resfriar o calor gerado por 120 mil aparelhos.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado