Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Dívidas em serviços básicos atingem maior patamar registrado

Foto: Marcello Casal JR/Agência Brasil

Os desafios financeiros enfrentados pelos brasileiros estão atingindo níveis preocupantes, de acordo com dados do Mapa da Inadimplência e Renegociação das Dívidas da Serasa. Fatores como juros elevados, dívidas acumuladas, desemprego e salários reduzidos estão levando muitas pessoas à desorganização financeira e à inadimplência. O relatório mostra que o endividamento com serviços básicos já é o maior da história.

Um dado alarmante revelado pelo relatório é que as famílias brasileiras estão atrasando o pagamento de serviços básicos, como água, luz, gás e telefone, em níveis inéditos. Em agosto, essas despesas representaram 24,5% das dívidas da população, alcançando o maior patamar desde o início da série histórica em 2019.

O relatório também destaca que os serviços básicos de água, luz e gás tiveram um crescimento significativo entre os segmentos de dívidas, com um aumento de 0,53 ponto percentual em agosto e de 2,97 pontos percentuais desde o início do ano.

Publicidade

O cenário é agravado pela inflação de alimentos, altas taxas de juros em cartões de crédito e empréstimos bancários, bem como pela falta de aumento real nos salários nos últimos quatro anos. Isso coloca os consumidores em uma situação cada vez mais difícil, forçando-os a fazer escolhas difíceis sobre quais contas pagar no final do mês, muitas vezes tendo que decidir entre a alimentação e as contas de serviços essenciais, como a conta de luz.

 

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado