A Stellantis, empresa dona da Fiat, Peugeot e Jeep, anunciou um significativo ciclo de investimentos de R$ 2,5 bilhões até 2025 em sua unidade localizada em Porto Real (RJ). O anúncio foi feito pelo presidente-executivo da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa, na sexta-feira (22).
O investimento abrange o desenvolvimento de novos produtos, pesquisa e desenvolvimento (P&D) e a modernização das instalações, sistemas e equipamentos da unidade industrial. Além disso, a fábrica de Porto Real é vista como estratégica para o crescimento do grupo na América do Sul.
Parte desse montante, cerca de R$ 330 milhões, foi destinada ao desenvolvimento de uma plataforma versátil que será utilizada na produção de modelos de diversas marcas do grupo, compatível com motorização térmica, híbrida e elétrica.
O anúncio da dona da Fiat também incluiu a confirmação da produção de um segundo veículo na fábrica, o Citroën C3 AirCross, um SUV de sete lugares. Antonio Filosa mencionou que um terceiro veículo, ainda mantido em segredo, também será fabricado na unidade. O primeiro foi o compacto C3, lançado em 2021.
O Polo Automotivo Stellantis em Porto Real está em operação desde 2001 e, no período de 2011 a 2022, recebeu investimentos no valor de 7,6 bilhões de reais. A empresa possui ainda outras duas fábricas no Brasil.