Pesquisar
Close this search box.

Vale e Porto do Açu assinam acordo de cooperação

Vale e Porto de Açu
Foto: CSN/Divulgação

A Vale e Porto do Açu anunciaram hoje(26), em comunicado ao mercado, um acordo fundamental que pode transformar a indústria siderúrgica brasileira. A mineradora e o porto, situado em São João da Barra (RJ), assinaram um memorando de entendimento para estudar o desenvolvimento de um hub de produção de HBI (ferro-esponja) via rota de redução direta.

Inicialmente, o mega hub receberá pelotas da Vale, mas há planos futuros para incluir uma planta de briquetagem de minério de ferro para atender às necessidades da planta de redução direta no local.

O HBI é um material crucial usado em fornos elétricos a arco e sua incorporação nesse processo permitirá uma transição suave para a descarbonização da indústria siderúrgica no Brasil. Marcello Spinelli, vice-presidente executivo de Soluções de Minério de Ferro da Vale, destacou: “Acreditamos que o Brasil tem um grande potencial para ser um polo da siderurgia de baixo carbono. Temos minério de ferro de alta qualidade, reservas de gás natural abundantes e potencial para desenvolver o hidrogênio verde.”

Essa iniciativa marca mais um passo da Vale na direção do desenvolvimento dos Mega Hubs, complexos industriais focados na fabricação de produtos siderúrgicos de baixo carbono, que já estão sendo implementados pela empresa em três nações do Oriente Médio (Arábia Saudita, Emirados Árabes e Omã).

A parceria entre a Vale e Porto do Açu é vista como um catalisador para a “neo-industrialização” do Brasil, baseada em práticas industriais sustentáveis e amigas do meio ambiente.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado