Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Brasil avalia adiar emissão de Títulos Sustentáveis

O Brasil está avaliando a possibilidade de adiar a muito aguardada emissão de títulos sustentáveis devido à recente volatilidade nos mercados financeiros globais, de acordo com fontes não identificadas que falaram com a Bloomberg.

Impacto da política monetária nos EUA

Embora o governo estivesse planejando realizar a emissão já em 2 de outubro, a decisão pode ser postergada até que os rendimentos dos títulos (yields) voltem a níveis mais baixos. As autoridades brasileiras já realizaram reuniões com investidores em Nova York e Londres para explicar os detalhes dos títulos ESG do país. Nesse sentido, isso representa esforços do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para impulsionar uma transição verde no Brasil.

No entanto, os rendimentos dos títulos nos mercados globais subiram devido as recents decisões do FED. Isso teve um impacto negativo nos ativos dos países em desenvolvimento, incluindo o Brasil. Atualmente, os rendimentos dos títulos de 10 anos atingem o nível mais alto em 11 meses nesta semana.

Publicidade

Títulos verdes na agenda política

O plano de emissão de títulos sustentáveis do Brasil visa atrair investidores para financiar projetos alinhados com metas ambientais, sociais e de governança (ESG). O país está buscando alcançar outros mercados emergentes, como o Chile, o México e o Peru, que já emitiram títulos ESG.

Os títulos sustentáveis, também conhecidos como títulos ESG, abrangem diversas categorias, incluindo títulos verdes (ambientais), azuis (marinhos), sociais (projetos relacionados à diversidade e inclusão) e de sustentabilidade e transição, que financiam melhorias em várias áreas.

O Brasil, com sua rica diversidade ambiental e necessidade de investimentos em infraestrutura sustentável, vê a emissão de títulos sustentáveis como uma oportunidade de fortalecer sua economia e atrair investidores comprometidos com questões ESG. No entanto, a volatilidade atual nos mercados pode levar o país a adiar seus planos até que as condições se estabilizem.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado