Se nos últimos dias você tem reclamado dos dias mais quentes, não é o único. Uma onda de calor tomou conta do País e fez o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitir um alerta de “grande perigo”, por causa das temperaturas acima da média para 11 estados e o Distrito Federal. Embora o Ceará não tenha sido incluído nessa lista, o calor aqui não tem dado trégua e, conforme o Inmet, o inverno deste ano foi um dos mais quentes desde 1961.
Para quem faz exercício ao ar livre ou costuma andar bastante, é necessário ter alguns cuidados nesse período de altas temperaturas. Thays Pereira, analista de Lazer do Sesc Ceará e educadora física, dá algumas dicas para se manter em forma, sem prejudicar a saúde.
- Evite horário de sol forte, entre 10h e 16h – Se exercitar nesse período, ao ar livre, pode aumentar o risco de desidratação, além de causar náuseas, tonturas e queimaduras na pele. Melhor escolher locais de sombra e arejados.
- Hidratação – Beba bastante água antes, durante e depois dos exercícios. Outra dica é molhar a pontinha da orelha com água gelada: isso trará uma sensação de frescor instantânea!
- Vá no seu ritmo – Respeite os limites do seu corpo. Caso você não tenha tanta experiência, dê preferência a exercícios leves.
- Roupas adequadas – Opte por vestimentas leves e que facilitem a dissipação de calor durante o exercício. Uso de bonés ou chapéus para proteger a cabeça também é recomendado.
- Por fim, não esqueça o protetor solar – Produto indispensável para qualquer ambiente, o protetor solar é um grande aliado para proteger a sua pele, o maior órgão do corpo humano.