Uma pesquisa realizada pelo Serasa revelou que 70% dos idosos brasileiros consideram que o dinheiro de sua aposentadoria é insuficiente para viver com conforto. O levantamento ouviu 1.649 idosos, que também apontaram que 58% deles não conseguiram se planejar financeiramente para a melhor idade. Além disso, um terço está consumindo suas reservas financeiras acumuladas ao longo da vida.
A pesquisa destacou que os gastos com saúde são preocupantes para 49% dos idosos, ficando atrás apenas dos gastos com alimentação, citados por 69%. Isso coloca em destaque a necessidade de uma preparação financeira mais eficaz para a aposentadoria.
No entanto, a educação financeira é uma ferramenta relativamente recente no Brasil, e sua eficácia na preparação para a terceira idade ainda não está clara. Embora as gerações mais jovens estejam consumindo informações financeiras por meio das redes sociais e influenciadores, ainda há dúvidas sobre a compreensão e a disciplina necessárias para garantir segurança financeira na aposentadoria.
Fernando Gambaro, diretor do Serasa, destaca, “não é um processo que acontece rapidamente, já que a mudança precisa ser comportamental, não apenas preenchimento de contas em um caderno”, diz.
O Brasil enfrenta um aumento na inadimplência, o que levanta questionamentos sobre o grau de aprendizado com a educação financeira atual. O debate sobre a situação financeira das famílias está mais presente do que nunca, e programas como o “Desenrola” têm ganhado destaque, negociando a limpeza do nome de milhões de brasileiros endividados.