No mês de agosto, o Ceará surpreendeu ao apresentar o melhor desempenho na geração de empregos deste ano. Com 54,2 mil admissões e 43,3 mil desligamentos, o estado registrou um saldo positivo de 10,9 mil novas vagas de trabalho, sendo a maior parte delas no setor de serviços, com a criação de 3,7 mil postos de trabalho.
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgou os dados nesta segunda-feira (2), colocando o Ceará em terceiro lugar na geração de empregos no Nordeste, atrás apenas de Pernambuco (15,5 mil) e Bahia (11,5 mil). Por outro lado, Sergipe e Maranhão apresentaram os piores resultados, com cerca de 2,4 mil novos postos de trabalho cada.
A nível nacional, o Brasil também viu um crescimento na geração de empregos em agosto. Foram criados 220,8 mil postos de trabalho no país, com São Paulo liderando a lista, com a abertura de 65,4 mil vagas. O Rio de Janeiro ficou em segundo lugar, com 18,9 mil novos empregos. Em ambos os estados, o setor de serviços foi o principal responsável pelo aumento no emprego.
Confira a lista abaixo sobre as vagas por setor no Ceará:
- Agropecuária: 977
- Indústria: 2,5 mil
- Construção: 1,3 mil
- Comércio: 2,3 mil
- Serviços: 3,7 mil
Este desempenho positivo no mercado de trabalho é um indicativo da recuperação econômica do estado e do país.