Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Microsoft leva a segurança ao próximo nível

(Foto: Divulgação)

Em um evento focado em inteligência artificial, segurança cibernética e dispositivos Surface, a Microsoft anunciou uma notícia para os usuários do Windows 11. Em breve, eles poderão contar com uma nova camada de segurança e conveniência ao acessar sites e aplicativos: as chaves de acesso. Essas credenciais digitais prometem revolucionar a forma como interagimos online.

Os usuários do Windows 11 poderão criar chaves de acesso usando o Windows Hello, o recurso de identificação biométrica do sistema operacional. Com isso, será possível utilizar o rosto, impressão digital ou um PIN pessoal para acessar sites e aplicativos compatíveis.

As chaves de acesso do Windows 11 poderão ser gerenciadas nos dispositivos onde estão armazenadas ou salvas em um telefone celular para maior comodidade.

A Microsoft tem trabalhado em colaboração com a indústria e a FIDO Alliance para promover o futuro sem senhas com chaves de acesso. A empresa acredita que as chaves de acesso representam o futuro multiplataforma.

Embora a Microsoft tenha começado a disponibilizar suporte para gerenciamento de chaves de acesso há alguns meses no canal de desenvolvimento do Windows Insider, este anúncio marca a disponibilidade geral do recurso.

Grandes empresas de tecnologia, incluindo Google e Apple, estão se unindo em torno do conceito de chaves de acesso. Há cerca de um ano, essas empresas se comprometeram a adotar o padrão de login sem senha, conhecido como “chaves de acesso”, da FIDO Alliance e do World Wide Web Consortium.

Com as chaves de acesso, a autenticação dos usuários é sincronizada entre seus dispositivos através da nuvem, usando pares de chaves criptográficas. Isso torna mais difícil para os malfeitores acessarem remotamente as contas dos usuários, uma vez que é necessário acesso físico ao dispositivo.

Embora sistemas de autenticação multifator e gerenciadores de senhas tenham melhorado a segurança em relação às senhas tradicionais, eles ainda apresentam falhas. Por exemplo, códigos de autenticação enviados via SMS podem ser interceptados. Além disso, para muitos, usar uma ferramenta de gerenciamento de senhas de terceiros pode ser inconveniente.

No ano passado, o Google anunciou que o Android e o Google Chrome ofereceriam suporte às chaves de acesso. Em maio, trouxe suporte de senha para Contas pessoais do Google e seus serviços de login. O iOS ganhou ferramentas de gerenciamento de senhas em setembro. Empresas como Dashlane e NordPass também se uniram à revolução das chaves de acesso, oferecendo armazenamento seguro em extensões de navegador da web. Sites populares como GitHub.com, PayPal e DocuSign.com já são compatíveis com chaves de acesso, tornando a experiência de login mais segura e conveniente.

 

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas