Produção industrial brasileira cresce em Agosto

De acordo com o IBGE, a produção industrial brasileira apresentou um aumento de 0,4% em agosto em comparação com o mês anterior. Essa alta compensa parcialmente a queda de 0,6% registrada no mês anterior, conforme os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM).

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a produção industrial teve um incremento de 0,5%, após uma queda de 1,1% em julho, que interrompeu dois meses consecutivos de taxas positivas.

Embora os resultados tenham ficado ligeiramente abaixo das expectativas do mercado, que estimava um aumento de 0,5% na comparação mensal e um crescimento de 1% na base anual, segundo a Bloomberg, André Macedo, analista da pesquisa, explicou que o cenário atual da indústria pode ser atribuído à política monetária restritiva e à taxa de juros ainda elevada, afetando as decisões de consumo e investimento.

A produção industrial acumula, até agosto deste ano, uma queda de 0,3% em relação ao mesmo período de 2022. Nos últimos 12 meses, a variação é negativa em 0,1%, após três meses de estabilidade.

A pesquisa do IBGE também mostrou um aumento generalizado na produção, com expansão em três das quatro grandes categorias econômicas e em 18 dos 25 ramos industriais analisados. As principais influências positivas incluíram produtos farmoquímicos e farmacêuticos (18,6%), veículos automotores, reboques e carrocerias (5,2%) e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (16,6%).

Mais Lidas

Últimas Notícias

LEIA MAIS