Cerca de 10 mil consumidores de energia elétrica já deram início ao processo para migrar para o ambiente de contratação livre em 2024, quando as regras de adesão serão flexibilizadas para permitir uma abertura de mercado, revelou o diretor da agência reguladora Aneel, Ricardo Tili. Durante um evento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) ocorrido nesta quinta-feira (5), Tili anunciou que esses consumidores solicitaram a renúncia de seus contratos com as distribuidoras de energia, um passo fundamental para se desvincular das limitações do mercado regulado e poder contratar energia diretamente com comercializadoras ou geradoras no próximo ano.
A crescente movimentação em direção à migração em massa para 2024. “Esse interesse dos consumidores, combinado com a atual fase de preços baixos de energia, está impulsionando a demanda por essa migração de forma tão significativa”, afirmou o diretor da Aneel.
A expansão do mercado livre de energia, anteriormente dominado por grandes corporações, ganhará um impulso adicional a partir de janeiro de 2024, quando as regras de migração serão estendidas para incluir todos os consumidores de energia conectados em alta tensão.