EUA: expectativa de desaceleração de empregos em setembro

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta quarta-feira a aprovação de um alívio adicional de dívida estudantil no valor de $9 bilhões.
Imagem: Internet

No aguardado relatório de empregos do Departamento do Trabalho, que será divulgado nesta sexta-feira, 6 de outubro, espera-se que o crescimento do emprego nos Estados Unidos tenha desacelerado moderadamente em setembro. Este cenário, juntamente com a recuperação da taxa de desemprego em relação ao pico observado há um ano e meio, destaca a solidez da economia, mesmo diante de desafios crescentes no final deste ano.

Os números indicam que os ganhos salariais continuam em alta, refletindo a resiliência do mercado de trabalho, que tem sustentado a demanda econômica. Dezoito meses após o início dos aumentos nas taxas de juros pelo Federal Reserve, o mercado de trabalho está se ajustando gradualmente.

A persistência da força do mercado de trabalho aumenta a possibilidade de novos aumentos nas taxas de juros pelo banco central dos EUA até o final do ano. Embora a maioria dos economistas acredite que o Fed encerrou os aumentos, a política monetária deve permanecer inalterada por um período considerável.

Nick Bunker, diretor de pesquisa do Even Hiring Lab, comentou: “Apesar do crescimento do emprego estar mais lento em comparação com anos anteriores, não parece estar despencando abruptamente. Se os números continuarem a superar a marca dos 100.000 empregos por mês, isso indicará que o mercado de trabalho está desacelerando, mas ainda mantendo sua força e resiliência.”

Estima-se que a economia dos EUA tenha adicionado aproximadamente 170 mil empregos fora do setor agrícola no mês passado, após os 187 mil em agosto. Embora este seja o quarto mês consecutivo com ganhos de empregos abaixo dos 200.000, a criação de vagas ainda está consideravelmente acima da marca de 100.000 por mês, o que acompanha o crescimento da população em idade ativa.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado