A Tesla reduziu os preços nos Estados Unidos de seu sedã compacto Model 3 e do SUV Model Y, aumentando sua guerra de preços dias após as entregas do terceiro trimestre da montadora terem ficado abaixo das expectativas do mercado.
Esses cortes mais recentes ocorrem enquanto a empresa se esforça para entregar um recorde de 476.000 veículos nos últimos três meses de 2023. A meta anual é entregar 1,8 milhão de veículos. Os cortes de preços da Tesla – agora entre 2,7% e 4,2% – começaram em janeiro. Nesse sentido, a ideia era impulsionar as vendas em uma economia incerta. Além disso, visava competir com fabricantes de automóveis dos EUA, como a Ford, e a chinesa BYD.
As ações da Tesla caíram 2,1% em meio a uma fraqueza geral do mercado e preocupações de que os cortes afetarão ainda mais as margens líderes do setor da empresa, que atingiram uma mínima de quase quatro anos no segundo trimestre de abril a junho.
O sedã Model 3 padrão agora está US$ 1.250 mais barato, a US$ 38.990, enquanto a variante de longo alcance do Model Y custa US$ 2.000 a menos, a US$ 48.490, conforme mostrado no site da montadora. A Tesla também reduziu os preços de suas variantes de maior preço dos dois modelos. No geral, os preços do Model 3 padrão caíram cerca de 17% desde o início do ano, enquanto a variante de longo alcance do Model Y teve uma queda de mais de 26%.