Walmart é investigado no México

A Walmex é a maior cadeia de supermercados do México, com 2.890 locais e regularmente supera os rivais locais.
Foto: Divulgação

A unidade mexicana do Walmart anunciou na sexta-feira (6) que enfrentará um painel antitruste. Segundo relatos, o processo surge de alegações de práticas monopolistas relacionadas ao fornecimento, distribuição por atacado e marketing de bens de consumo. Nesse sentido, após uma investigação de três anos realizada pelo regulador antitruste do México, Cofece, a empresa agora tem 45 dias para apresentar argumentos e evidências em sua defesa.

Em 2020, foi informado pela primeira vez ao Walmart de Mexico, conhecido como Walmex, que estavam revisando seu possível comportamento antitruste. “A Walmex tem confiança de que sempre agiu de acordo com a lei aplicável para garantir os melhores preços, qualidade e variedade aos seus clientes”, disse a empresa em comunicado, acrescentando que ainda não pode prever qualquer impacto em suas finanças e operações.

Os detalhes das alegações não foram imediatamente esclarecidos. Em 2020, a Cofece manifestou preocupação com grandes cadeias de varejo impondo condições a seus fornecedores, dizendo que tais práticas criavam riscos para as empresas menores e poderiam afetar suas finanças.

Cenário conflituoso

Os comissários da agência supervisionarão um processo semelhante a um julgamento, pesando as descobertas de sua unidade de investigação contra a defesa da Walmex. Se determinarem que a Walmex violou a lei da concorrência, a Cofece pode impor uma multa de até 8% da receita anual da empresa.

No ano passado, o varejista registrou receita de mais de 819 bilhões de pesos (US$ 45 bilhões) no México e na América Central. A empresa deve divulgar os resultados do terceiro trimestre em 25 de outubro. A Walmex é a maior cadeia de supermercados do México, com 2.890 locais, e regularmente supera os rivais locais.

A empresa também está em acirrada concorrência com a Amazon à medida que ambos expandem suas operações de comércio eletrônico no país. A divisão de pesquisa do Banorte afirmou que as ações da Walmex podem enfrentar alguma volatilidade a curto prazo após o anúncio, devido à incerteza sobre o impacto potencial em suas operações.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado