Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Febraban projeta alta de crédito em 2023 e 2024, diz pesquisa

Foto: Febraban/ Divulgação

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou os resultados de uma pesquisa que aponta para a manutenção da estimativa de crescimento da carteira de crédito dos bancos brasileiros em 7,6% para o ano atual. No entanto, as projeções para 2024 foram revisadas para cima, indicando uma expansão de 8,1%, em comparação com os anteriores 7,9%.

O estudo, que entrevistou 18 bancos entre 27 de setembro e 3 de outubro, revela uma perspectiva estável devido à melhoria no desempenho do crédito nos últimos meses. Segundo Rubens Sardenberg, diretor de economia, regulação prudencial e riscos da Febraban, “Apesar da desaceleração no ritmo de expansão anual da carteira, os indicadores apresentam sinais positivos, como a redução das taxas de juros e a estabilidade na inadimplência”.

No que diz respeito às categorias de carteira de crédito, as projeções indicam um crescimento de 6,4% para a carteira livre, enquanto a carteira direcionada, que abrange empréstimos e financiamentos para setores específicos, mostra uma estimativa de expansão de 9,2%. Para o próximo ano, a melhoria na projeção da carteira total é impulsionada pela expectativa de um maior crescimento na carteira com recursos direcionados, de 7,8%, enquanto a carteira com recursos livres deve aumentar em 8,4%.

Em relação à inadimplência na carteira livre, a pesquisa aponta para estabilidade, mantendo-se em 4,9% para 2023 e 4,5% para 2024. Para a Febraban, esse cenário sugere que a trajetória de aumento nessa métrica pode ter atingido seu limite, trazendo um alívio para o setor bancário brasileiro.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas