Durante a visita à Alemanha, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, encontrou-se com o ministro federal da Alimentação e Agricultura do país, Cem Özdemir, com o objetivo de fortalecer os laços diplomáticos e discutir futuras colaborações.
Os dois líderes abordaram temas cruciais, incluindo o plano para revitalizar pastagens degradadas, a implementação do Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e a União Europeia, as iniciativas do Brasil durante sua presidência no G-20 e a renovação do Diálogo Agropolítico Brasil-Alemanha, instrumento binacional para intercâmbio técnico e político de experiências, de perspectivas e de políticas públicas no contexto da transformação para a resiliência e a sustentabilidade do sistema agroalimentar.
O ministro Fávaro enfatizou os progressos alcançados pelo Brasil na redução do desmatamento e ressaltou a relevância da produção agropecuária brasileira para a segurança alimentar global. Durante a reunião, Fávaro apresentou o programa brasileiro de produção sustentável de alimentos em escala global, que visa recuperar e converter 40 milhões de hectares de pastagens pouco produtivas em terras agriculturáveis. Ao mesmo tempo, o programa incentiva os agricultores a adotarem práticas de produção sustentável.
“Nosso governo, liderado pelo presidente Lula, está comprometido com um crescimento robusto na produção de alimentos, com total respeito pelo meio ambiente. Podemos duplicar nossa produção de alimentos aproveitando pastagens subutilizadas, promovendo práticas agrícolas e pecuárias sustentáveis, sem a necessidade de desmatamento. O mundo já reconhece essa responsabilidade brasileira, o que nos oferece a oportunidade de crescimento sustentável e a conquista de mercados internacionais”, enfatizou Fávaro.