Nesta quarta-feira (11), o Ibovespa opera em queda, influenciado pelos dados de inflação no Brasil e pelo desempenho do mercado de consumo nos Estados Unidos. Além disso, os investidores estão atentos aos desdobramentos do conflito em andamento entre Israel e o Hamas.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo IBGE indicou que a inflação subiu 0,26% em setembro. Dessa forma, ficando abaixo das projeções de 0,33%. No acumulado do ano, o indicador apresenta alta de 3,50%, e nos últimos 12 meses, de 5,19%.
De acordo com economistas, os dados qualitativos mostram melhorias significativas, incluindo uma redução na dispersão e nos núcleos da inflação. Esses resultados apoiam uma visão mais benigna da política monetária, sugerindo que os cortes de 50 pontos-base na taxa básica (Selic) devem continuar, levando a Selic para 11,75% até o final do ano.
O Ibovespa apresenta queda de 0,39%, atingindo os 116.282 pontos neste cenário.
Outro indicador que está no radar dos investidores é o índice de preços ao produtor (PPI) divulgado pelo Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, que mostrou um aumento de 0,5% em setembro, superando as expectativas de um avanço de 0,3%. Na base anual, o crescimento foi de 2,2%. Além desses números, o Federal Reserve divulgou às 15h (horário de Brasília) a ata da última reunião de seu conselho monetário.
No mercado cambial, o dólar opera em queda, com uma desvalorização de 0,37%, sendo cotado a R$ 5,037. Na última segunda-feira (9), a moeda norte-americana fechou em queda de 1,44%, atingindo o valor de R$ 5,056.