Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Prejuízo em bares e restaurantes aumenta em agosto, diz Abrasel

(Foto: Kenneth/Pexels)

O prejuízo em bares e restaurantes no Brasil apresentou um crescimento de 5% no mês de agosto, impactando o setor e suscitando os desafios econômicos vivenciados por esses estabelecimentos, de acordo com um levantamento recente realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

A pesquisa, realizada entre os dias 28 de setembro e 6 de outubro com 1.979 proprietários de bares e restaurantes por todo o território nacional, destacou uma situação preocupante: 24% das empresas do setor registraram finanças no vermelho no referido mês. Contrastando com este percentual, 34% afirmaram ter alcançado um equilíbrio financeiro, enquanto os restantes 41% conseguiram encerrar o mês com lucro.

A queda expressiva nas vendas foi o principal fator apontado para os números negativos, sendo destacada por 82% dos entrevistados. Outros desafios relatados incluem a diminuição do fluxo de clientes, presente em 67% das respostas, seguido por dívidas (43%) e o aumento do custo dos insumos (36%).

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Empresas Novas e de Menor Porte em Maior Risco

Empresas mais novas, especialmente aquelas entre um e três anos de existência, mostraram-se particularmente vulneráveis, com 33% operando no prejuízo. Em contraste, estabelecimentos com mais de uma década de operação apresentaram um panorama ligeiramente mais positivo, com 18% encerrando agosto com déficit.

Quando observamos a escala financeira dos estabelecimentos, nota-se uma tendência similar: dos bares e restaurantes com faturamento anual de até R$ 1 milhão, 33% acabaram amargando perdas. Por outro lado, somente 8% dos que possuem um faturamento superior a R$ 4,8 milhões experimentaram resultados negativos no período analisado.

“Os dados revelados pelo estudo da Abrasel pintam um retrato desafiador para o setor de bares e restaurantes no Brasil, sugerindo uma reflexão urgente sobre estratégias, apoios e intervenções que possam amparar esses negócios, especialmente os menores e mais novos, nesse contexto econômico adverso”, comentou Jackson Pereira Jr., articulista de negócios do Economic News Brasil.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado