Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Mobilização global pelos sistemas agroalimentares em 2023

Foto: Divulgação/Sesc

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) instituiu o 16 de outubro como o Dia Mundial da Alimentação. Hoje, em 150 países, esta data é comemorada para conscientizar sobre a importância da alimentação e as ações em prol da segurança alimentar global, especialmente para as comunidades mais desfavorecidas. É um dos eventos mais destacados no calendário da ONU, mostrando o compromisso da FAO em sua missão de erradicar a fome no mundo até 2030. Em 2023, contudo, essa mobilização global para transformar os sistemas agroalimentares destacará a água como protagonista. Sob o lema “Água é essencial, água e comida; Não deixar ninguém para trás”, em um mundo onde atualmente 2,4 bilhões de pessoas enfrentam escassez de água e mais de 600 milhões dependem de sistemas alimentares aquáticos, e aproximadamente 780 milhões sofrem com a fome, o tema torna-se ainda mais urgente. Mais de 50 milhões de crianças estão em sério risco de morrer devido à subnutrição grave.

De acordo com o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, a falta de financiamento para a resposta humanitária global em 2023, que representa apenas 32% dos recursos necessários, é o principal desafio atual. Ele afirma: “É inaceitável que, em um mundo de abundância, uma pessoa morra de fome a cada poucos segundos”.

Eventos Regionais
Em homenagem a esta data, celebrada desde 1981, o Mesa Brasil Sesc organiza, nesta quinta-feira, 19, mais uma edição da Feira de Exposição e Degustação de Receitas Regionais. O evento terá lugar na Unidade Sesc Fortaleza a partir das 13h e é totalmente gratuito. Esta ação acontece simultaneamente com várias outras iniciativas ao redor do mundo, buscando promover o acesso a uma alimentação digna, com comida de qualidade e em quantidade suficiente, fortalecendo assim o diálogo sobre segurança alimentar e nutricional. Em Fortaleza, o evento inclui a exposição de receitas doces e salgadas criadas pelas organizações sociais registradas no Mesa Brasil, utilizando técnicas desenvolvidas durante as Oficinas de Aproveitamento Integral dos Alimentos. As entidades vencedoras serão premiadas com doações de alimentos não perecíveis para suas comunidades.

“Acompanhando essa agenda, o Mesa Brasil realiza oficinas e uma feira de receitas entre suas organizações sociais, que preparam pratos regionais para competir entre si, valorizando as habilidades culinárias das comunidades e fortalecendo a rede de iniciativas socioeducativas do programa”, descreve Lidiane Fernandes, coordenadora do Mesa Brasil Ceará.

Serviço:
Feira de Exposição e Degustação de Receitas Regionais
Local: Unidade Sesc Fortaleza (Rua Clarindo de Queiroz, 1740)
Data: Quinta-feira, 19/10
Horário: 13h

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas