Atividade econômica registrou queda de 0,77% em agosto, diz BC

Foto: Freepik

A atividade econômica brasileira registrou uma queda de 0,77% em agosto deste ano, segundo informações divulgadas pelo Banco Central (BC). Esta diminuição foi constatada ao analisar o IBC-Br em relação ao mês anterior. No entanto, ao comparar com o mesmo mês de 2022, houve um crescimento de 1,28%. No acumulado de doze meses, o índice apresentou um aumento de 2,82%.

O IBC-Br, após crescimento nos meses de junho e julho e retração em maio, apresentou esta recente queda em agosto. Este índice é utilizado pelo BC como uma ferramenta para avaliar a atividade econômica e, consequentemente, tomar decisões em relação à Selic, a taxa básica de juros do país, atualmente fixada em 12,75% ao ano.

Entendendo a Selic

Esta taxa é o instrumento principal do BC para controlar a inflação. Aumentos na Selic têm como objetivo conter a demanda e, assim, influenciar os preços. No entanto, juros mais altos podem frear o crescimento econômico, mesmo que ajudem a reduzir a inflação. Devido aos recentes comportamentos inflacionários, o BC decidiu cortar a Selic em duas ocasiões neste semestre.

IBC-Br vs. PIB

Embora o IBC-Br seja uma ferramenta útil, ele não serve como uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto). O PIB representa o total de bens e serviços finais produzidos em um país. No segundo trimestre de 2023, houve um crescimento de 0,9% no PIB brasileiro. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve um aumento de 3,4%.

Mais Lidas

Últimas Notícias

LEIA MAIS

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?